quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Seminário - pontos guia

O seminário aconteceu na Auditorio de la Biblioteca Provincial “Victorino de la Plaza” em Salta nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro das 16 as 19h. Os participantes mostraram seus vídeos e os temas foram abordados coletivamente, além das propostas orientadas pela Profa. Nirvana Marinho.
Seguem questões trabalhadas:

- corpo sujeito dele ou objeto sobre ele?
> relação direta com a interligação entre dança e performance

• artístico-estéticas em um mundo híbrido e líquido, diria Baumman (1999): BAUMAN, 1999 – questões mundo contemporâneo

• corpo que dança e o corpo das artes da performance: ppt Dança & Performance

• realidades identitárias: Xavier (self-interview) – caso
The text Self - Interview was written for the performance with the same tittle presented the first time during the event “E.X.T.T.E.N.S.I.O.N.S # 2.7” in Berlin at the Podewil on the 7th of December 2000.

- sobre identidade
Identidade (2005) de Baumman. Prefácio Benedetto Vecchi

- Identidade: identificar-se com o que é comum a muitos outros (comunidade)
“Não haveria sentido para os grupos se identificarem a partir de certos elementos
culturais próprios e diferenciados se não houvesse um conjunto de Outros em
contraposição, ou seja: identificar-se como grupo é diferenciar-se em relação a outros
grupos. Como decorrência disso, o conceito “identidade” não é algo estático e atemporal, e sim dinâmico e socialmente construído em resposta às necessidades dos grupos em um determinado contexto histórico.”

- “pertencimento", "comunidade", "reconhecimento" e "nacionalidade"

as artes da performance sob o ponto de vista da identidade (Lepecki; Amelia Jones, 1998)
ponto fundamental para teorias das artes da performance: diferença
artes da performance: atuar no momento presente, chamar atenção para subjetividades excluídas, dinâmicas cênicas que exploram novas possibilidades que não só teatrais, dança, plásticas, mas que reúnam várias dela

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